Buscar

28/06/2022 às 12:04, Atualizado em 28/06/2022 às 10:28

Reinaldo Azambuja garante que Estado irá investigar morte de indígena em Amambai

Comissão formada por parlamentares do PT se reuniu com Azambuja nesta segunda-feira

Cb image default
Foto - reprodução Correio do Estado

Em reunião com deputados do PT, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou que a morte do indígena Vitor Fernandes, de 42 anos, ocorrida durante o conflito em Amambai, será investigada.

A conversa entre a bancada petista e o governador aconteceu na tarde desta segunda-feira (27), e na ocasião Azambuja disse que a polícia agiu sem ordem judicial, pois, foi até o local do confronto para apurar uma denúncia de entrada ilegal em uma fazenda.

Azambuja adiantou que irá apurar a denúncia assim que receber o requerimento protocolado na Casa de Leis.

Os conflitos que aconteceram entre quinta e sexta-feira deixaram, oficialmente, 11 feridos e um morto. Entre as vítimas há três menores de idade, que foram transferidos para o Hospital Regional de Ponta Porã.

Velório e sepultamento

Após incertezas por parte dos indígenas, o corpo de Vitor Fernandes foi sepultado no local onde foi morto, o que foi permitido por meio de um acordo entre o fazendeiro, a Defensoria Pública da União e o Ministério Público Federal.

Realizar o sepultamento no local onde o indígena foi morto tem uma importância cultural e espiritual para o povo Guarani Kaiowá. O fazendeiro ainda garantiu que amigos e parentes poderão visitar o túmulo sem a ameaça de novos conflitos.

Com informações do Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.