Publicado em 24/02/2026 às 12:30, Atualizado em 24/02/2026 às 13:25
A Polícia Federal deverá apurar a origem do minério, a eventual prática de crime de descaminho ou contrabando, além de possível ligação com esquema de transporte irregular de recursos minerais
Uma fiscalização de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de aproximadamente 160 quilos de minério de prata na tarde desta segunda-feira (23), na BR-262, em Água Clara, município localizado na região leste de MS.
O material era transportado em um caminhão com placas da Bolívia, país que faz fronteira com Mato Grosso do Sul. O veículo seguia viagem com destino informado ao estado de São Paulo.
Nervosismo levantou suspeita
De acordo com a PRF, o motorista — um boliviano de 43 anos — apresentou comportamento considerado atípico durante a abordagem, o que levou os policiais a realizarem uma inspeção minuciosa no caminhão.
Durante a vistoria, os agentes encontraram as barras de minério de prata escondidas na cabine do veículo. Questionado, o condutor não conseguiu informar com precisão o destino final da carga nem apresentou qualquer documento que comprovasse a procedência legal do material.
Prisão em flagrante
Diante da ausência de comprovação fiscal e das circunstâncias da apreensão, o motorista foi preso em flagrante. A carga, o caminhão e o suspeito foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Três Lagoas, onde o caso passa a ser investigado.
A Polícia Federal deverá apurar a origem do minério, a eventual prática de crime de descaminho ou contrabando, além de possível ligação com esquema de transporte irregular de recursos minerais.