Publicado em 19/03/2023 às 07:26, Atualizado em 18/03/2023 às 22:29

Presídio Federal de MS recebe presos suspeitos de comandar ataques no RN

Ataques estariam ligados a insatisfação de presos com falta de regalias nos presídios do estado

Redação,
Cb image default
Presos durante transferência do Complexo de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. (Foto: Seap/Divulgação) 

O Presídio Federal de Mato Grosso do Sul, localizado em Campo Grande, recebeu presos suspeitos de comandar ataques no Rio Grande do Norte, que começaram na terça-feira (14). Um policial penal acabou morto.

A transferência de nove presos do Presídio Rogério Coutinho, localizado no Complexo de Alcaçuz, aconteceu na noite desta sexta-feira (17). Eles foram encaminhados para as cinco unidades federais localizadas em: Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).

"No SPF (Sistema Penitenciário Federal), os presos ficarão isolados em celas individuais, com visitas monitoradas e apenas por parlatório e com rigorosos procedimentos de segurança", diz a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A pasta informa que a transferência se trata de uma "resposta aos atentados criminosos no Rio Grande do Norte".

Com esta transferência, já são 10 custodiados do estado incluídos nas penitenciárias federais desde o início da crise. Os presos são acusados de comandar os crimes como homicídios e tráficos de drogas, além de estar envolvido em planos de fugas e ataques a patrimônios públicos e privados no RN.

A transferência foi a pedido do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e do Governo local, autorizada pelo juiz da Vara de Execução Penal.