Buscar

08/06/2024 às 07:31, Atualizado em 07/06/2024 às 17:15

Policial é importunada sexualmente e apreende infrator após pegar carona

Caso aconteceu na região do Parque Alvorada, em Dourados

Cb image default
Divulgação

Uma Policial Civil foi importunada sexualmente por um jovem de 17 anos na manhã de quinta-feira (06), na região do Parque Alvorada, em Dourados. Após perceber a ação, a agente perseguiu o infrator e conseguiu prendê-lo após pegar carona com um motorista.

Segundo as informações, a vítima estava correndo no Parque quando o jovem tentou passar a mão nas nádegas da policial, enquanto pilotava uma bicicleta. A agente conseguiu desviar e, após a tentativa, perseguiu o infrator.

Visto que não conseguiria alcançá-lo, pegou carona com um motorista que passava no local na hora. Conseguiu se aproximar do jovem e apreendê-lo, precisando entrar em combate corpo a corpo para o capturar.

Nas primeiras perguntas feitas ao culpado, ele não admitiu a tentativa de crime. Porém, a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) o identificou e pegou declarações dele afirmando que já havia importunado outras três mulheres na região, duas somente esta semana.

Já que o criminoso é considerado menor infrator, foi estabelecido um Auto de Apuração de Ato Infracional (AAAI), que é quando uma criança ou adoslescente comete um crime prescrito na lei. Posteriormente, o jovem foi liberado à família, como garante o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Crime de importunação sexual

Esta violação é quando há qualquer prática ou tentativa de atos libidinosos sem o consentimento da vítima. Alguns dos tipos mais comuns incluem apalpar, lamber, tocar, desnudar, masturbar-se ou ejacular, dentre outros. Geralmente ocorrem em lugares públicos, como transporte público, parques e clubes, além de escolas e universidades também.

Segundo garante a lei 13.718/2018, a pena para o crime é de um a cinco anos de reclusão. Caso seja mais violento ou grave, pode-se adequar como estupro. Antes desta lei de 2018, a importunação sexual era considerada contravenção penal, recebendo o nome de Importunação Ofensiva ao Pudor, conforme Decreto-Lei 3.668/41.

Se for vítima ou presenciar o crime, ligue 190 (Polícia Militar) ou 180 (Central de Atendimento à Mulher). Para denúncias feitas presencialmente, localize as delegacias especializadas e comuns mais próximas para fazer o boletim de ocorrência. Caso tenha algum conteúdo como vídeo, foto ou qualquer prova do crime, entregue às autoridades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.