Buscar

15/03/2025 às 13:30, Atualizado em 15/03/2025 às 14:08

Polícia Rodoviária Federal alerta sobre golpe do falso boleto

Criminosos utilizam o nome da instituição para cobrar multas através de e-mails ou sites falsos

Cb image default
Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso do Sul alertou, por meio de uma rede social, sobre um novo golpe. Criminosos estão se passando pela instituição e emitindo boletos falsos para o pagamento de multas.

Em nota, a PRF informou que identificou a circulação de e-mails relatando a existência de penalidades inexistentes e direcionando o usuário para um QR Code para a realização do pagamento. Além disso, os golpistas criaram páginas falsas na internet para emitir os boletos fraudulentos.

“A PRF esclarece que as notificações de autuações emitidas pelo órgão são enviadas pelos Correios ou incluídas no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Governo Federal, além de serem publicadas, na forma de edital, no Diário Oficial da União. Uma vez publicado o edital, as infrações podem ser consultadas no site oficial da PRF”, informou a instituição.

A corporação destacou ainda que autos de infração com indícios de irregularidades ou informações sem fundamentação legal são analisados pelos núcleos regionais de multas da PRF, pela Comissão de Defesa da Autuação e pela Junta Administrativa de Recurso de Infração (Jari). Se for constatado erro, o auto é arquivado por decisão da autoridade de trânsito, com fundamentação e formalização adequadas.

Por fim, a PRF orienta a população a desconfiar de e-mails suspeitos e a pesquisar em sites e ferramentas de busca para verificar possíveis fraudes. As multas emitidas pela instituição podem ser consultadas no site oficial da PRF, em editais ou diretamente nas unidades da corporação.

O aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos de cada celular.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.