Publicado em 19/03/2022 às 11:00, Atualizado em 19/03/2022 às 11:38
A nova tecnologia empregada nos aparelhos possibilitam uma maior eficiência na fiscalização, com um novo sistema que permite um teste rápido
O 8º Batalhão de Polícia Militar, recebeu nesta semana 06 (seis) novos aparelhos de etilômetros (popularmente conhecido como bafômetro) que foram distribuídos para as cidades de Nova Andradina, Casa Verde, Batayporã, Ivinhema e Angélica, para reforçar as fiscalizações no tocante de infrações e crimes de embriaguez ao volante.
Os novos aparelhos trazem diversas inovações tecnológicas sendo 100% digital que possibilitam uma maior eficiência nas fiscalizações.
Os aparelhos Etilômetros serão utilizados pelas equipes de Radiopatrulha e Equipes de Trânsito durante a fiscalização de trânsito nas operações “Lei Seca”, “Bairro Seguro” e “Saturação”, principalmente na fiscalização dos condutores de veículos suspeitos de terem ingerido bebida alcoólica ou ainda que se envolverem em acidente de trânsito.
A nova tecnologia empregada nos aparelhos possibilitam uma maior eficiência na fiscalização, com um novo sistema que permite um teste rápido, o agente de fiscalização consegue fazer uma triagem nos abordados, onde apenas com a fala próxima do aparelho, já é possível constatar se há índices mínimos de ingestão de álcool pelo condutor. O gasto anteriormente para se fazer 35 a 40 testes, com o novo equipamento, é possível se fazer até 250 testes no mesmo intervalo de tempo.
Além da inovação com o etilômentro, a parceria Detran - MS propiciará que seja iniciado o uso do aplicativo com talonário eletrônico, um sistema novo que permite ao agente realizar todos os procedimentos de notificações por meio de celular, levando a 0% a taxas de erros de procedimentos e proporcionando maior segurança e transparência no serviço prestado.
O Comandante do 8° Batalhão Tenente-Coronel J. Roberto esclarece que as ações de trânsito tem sido de fundamental importância no planejamento estratégico de policiamento das cidades, pois através das equipes de trânsito e das operações realizadas, diversos veículos ligados aos crimes de tráfico de drogas, roubos e furtos estão sendo abordados e recolhidos ao pátio do Detran por estarem com alguma irregularidade. Neste sentido, indiretamente, as ações tem de fato somado na diminuição de crimes na cidade.