Publicado em 20/10/2024 às 07:00, Atualizado em 19/10/2024 às 22:22

Polícia intercepta veículo com mercadorias irregulares na fronteira

As suspeitas, juntamente com o veículo e as mercadorias, foram encaminhadas ao Grupamento de Polícia Militar

Redação,
Cb image default
Divulgação

Na noite da última quinta-feira, dia 17 de outubro, Policiais Militares do Distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã, cidade localizada na região de fronteira com o Paraguai, realizaram a apreensão de um veículo que transportava mercadorias oriundas do Paraguai, configurando o crime de descaminho.

A operação foi desencadeada após uma denúncia anônima, enviada via WhatsApp, informando sobre a presença de um veículo estacionado por mais de duas horas em frente a um dos sítios da região.

Ao chegarem ao local, os policiais identificaram um veículo Citroën Xsara Picasso, de cor prata, com placas de Campo Grande. Durante a abordagem, a condutora do veículo confirmou que transportava diversos itens de origem paraguaia, incluindo baterias de celular, controles de videogame, cosméticos, óculos, patinete e patins.

Ela afirmou que parte das mercadorias era para revenda e outra parte estava sendo transportada em um frete com destino a Campo Grande. A passageira do veículo, irmã dela, segundo a autora, não tinha envolvimento com a atividade ilícita.

As suspeitas, juntamente com o veículo e as mercadorias, foram encaminhadas ao Grupamento de Polícia Militar de Itamarati para verificação e contagem dos itens. Em seguida, a Polícia Federal foi acionada e, sob orientação do Delegado Federal de plantão, determinou que os produtos apreendidos fossem enviados à Receita Federal para os devidos procedimentos.

A operação reforça o combate ao descaminho, crime caracterizado pela importação irregular de mercadorias, e destaca a importância das denúncias anônimas no apoio às ações policiais.