Publicado em 20/01/2025 às 16:51, Atualizado em 20/01/2025 às 21:00
O menino foi encontrado saudável na casa de um amigo de escola
Nesta segunda-feira, por volta de 10h30min, equipe da Polícia Civil de Nova Andradina localizou a criança de 09 (nove) anos de idade que havia sido vista por seus familiares, pela última vez, no último sábado (18).
Segundo a Delegada de Polícia, Dra. Daniella Nunes, titular da Delegacia da Mulher, no domingo, dia 19, a Polícia Civil foi comunicada acerca do desaparecimento de uma criança, no caso o menino.
Conforme a Delegada que estava no plantão no final de semana, imediatamente, foram executadas inúmeras diligências no intuito de esclarecer as circunstâncias de seu sumiço e sua localização atualizada. Em razão do período decorrido, já eram cogitadas linhas de investigação com hipóteses de resultado fatal, mas sem perder a esperança de que a criança fosse encontrada com vida.
Após oitivas de testemunhas, análise de dados telemáticos, obtenção de imagens de câmeras de segurança e levantamento pericial, a equipe da SIG localizou a criança desaparecida com saúde íntegra, na casa da responsável por outra criança com quem o desaparecido estuda em unidade escolar da rede municipal, ou seja, seu amigo de escola.
Segundo a Delegada, a criança foi ouvida em depoimento especial perante a Autoridade Policial na manhã desta segunda-feira e entregue à sua mãe mediante termo de responsabilidade.
De acordo com a apuração, as razões para saída da criança do campo de vigilância da família e da demora em retornar para casa passam por circunstâncias relacionadas ao contexto socioeconômico vulnerável, à falta de recursos e rede de apoio familiar, bem como dificuldade de comunicação entre os envolvidos.
O site Nova Noticias, apurou que o menino que ‘teria’ desaparecido no sábado de manhã, reside no bairro Durval Andrade Filho (conhecido como Morada do Sol) e foi encontrado do outro lado da cidade, em uma residência nas proximidades da Praça Antonio Riqueti, no bairro Campo Verde, numa distancia de aproximadamente cinco quilômetros de um bairro do outro.
O resultado positivo da trama chama a atenção à necessidade de manutenção de atenção e vigilância constantes em relação a crianças, pois compõem categoria que é alvo diário, no contexto nacional, de ações criminosas que lhes retiram para sempre do convívio de sua família.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso de atuação rápida e incisiva, e alerta a população sobre a obrigação legal de comunicar imediatamente o desaparecimento de pessoas, em especial de crianças. A crença popular difundida, de que é preciso aguardar o prazo de 48h até noticiar um desaparecimento, é equivocada. Quanto antes a Polícia Civil tomar conhecimento da conjuntura, maiores as chances de alcançar uma conclusão positiva no tocante à apuração.
O Nova Noticias, apurou que além da equipe da SIG, estiveram na investigação a Delegada Daniela Nunes (titular DAM Nova Andradina) e o Delegado Caio Bazoti (adjunto 1ª DP Nova Andradina).