A 1ª Delegacia de Polícia Civil (1ª DP) de Nova Andradina atendeu, de janeiro até o dia 14 de dezembro de 2022, o total de 2548 ocorrências, sendo 1975 de fatos típicos e 552 de fatos atípicos. No período, foram instaurados 464 inquéritos policiais e foram concluídos e relatados 476.
Em relação às infrações penais de menor potencial ofensivo, que são aquelas cujas penas máximas não passam de dois anos, foram instaurados 534 novos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e foram concluídos 495 TCOs que já estavam em andamento.
Em relação às condutas praticadas por menores de 18 anos de idade foram instaurados 79 Autos de Investigação de Ato Infracional, tendo sido concluídos 63 procedimentos.
A autoridade policial explica que, durante o ano de 2022, até o momento, a 1ª Delegacia de Polícia de Nova Andradina concluiu e encaminhou ao Poder Judiciário 1034 procedimentos de investigações policiais.
Já as cartas precatórias, que são documentos encaminhados pelas delegacias do Brasil inteiro para oitiva de pessoas e diligências em Nova Andradina, foram recebidas 111 e cumpridas 71.
O número de procedimentos concluídos é maior do que o de instaurados devido às sobras do ano anterior, referentes a casos que continuaram em andamento. É o que ocorre com os inquéritos, TCOs, atos infracionais e cartas precatórias.
A 1ª DP encerra o ano de 2022 com 385 inquéritos policiais em andamento, bem como com 119 TCOs, 21 autos de Apuração de Ato Infracional e 7 cartas precatórias. São situações que devido aos prazos legais e ao próprio andamento das apurações terão seu desfecho em 2023.
Segundo a equipe da delegacia, a produtividade é considerada excelente, porém, há casos que demandam mais tempo. “Isso é normal e comprova que a Polícia Civil faz seu trabalho com qualidade”, diz a instituição por meio de nota.
Ainda no decorrer de 2022, foram apreendidas e encaminhadas à 1ª DP de Nova Andradina 30 armas de fogo, das quais 5 foram apreendidas pela própria Polícia Civil e 25 por todas as demais forças policiais.
Foram cumpridos 107 mandados de prisão, sendo 11 pela Polícia Civil e 96 pelas demais polícias.
Já os autos de prisão em flagrante foram 224, sendo 30 realizados diretamente pela Polícia Civil. As conduções coercitivas somaram 167.
Foram apreendidos 146 veículos, sendo 16 pela Polícia Civil e 130 pelas demais forças. Foram recuperados 49 veículos com ocorrências de furto, roubo e outros delitos.
No que se refere às drogas, desde janeiro até o dia 14/12/2022 foram apreendidas mais de 6.651 toneladas de maconha; aproximadamente 12,450 quilos de pasta base de cocaína; quase 41,195 quilos de skunk; aproximadamente 17,106 quilos de cocaína; aproximadamente 12,740 quilos de crack e 5.500 quilos de haxixe.
Todas as drogas tiradas de circulação foram incineradas pela Polícia Civil mediante autorização do Poder Judiciário da Comarca.
O delegado titular da 1ª DP, Luiz Quirino, aproveitou a oportunidade da divulgação dos dados para agradecer o empenho de toda a equipe da Polícia Civil de Nova Andradina, destacando que os policiais não mediram esforços para que os trabalhos fossem realizados com excelência.
“Destaco ainda o empenho e a contribuição do delegado regional adjunto, Valter Guelssi, que presta serviço na 1ª DP; do delegado adjunto da 1ª DP/NA Dr. Filipe Davanso Mendonça, ao delegado responsável pela Seção de Investigações Gerais (SIG), Caio Leonardo Bicalho Martins, dos Delegados Diego Henrique Rosa Silva, Caio Buose Bazoti e Daniella de Oliveira Nunes Leite, que auxiliam nos plantões noturnos e de finais de semana; e do delegado regional de Polícia Civil, André Luiz Novelli Lopes”, diz Quirino.
Segundo ele, a Polícia Civil, através da SIG, por exemplo, sob o comando do delegado Caio Bicalho, desenvolveu diversas operações, tendo sido intensificado o combate ao tráfico de drogas e organizações criminosas. Por exemplo, foram apreendidas pela SIG quase 6,5kg de cocaína, 24,5kg de maconha, quase 700 gramas de crack e um grama de ecstasy. Foram desenvolvidas diversas operações policiais de combate ao tráfico, em especial em Nova Casa Verde em Janeiro, bem como outras nos meses de Julho e de outubro, bem como uma referente a furto/receptação de fios em Novembro. Por fim, dentre diversos outros casos de grande relevo, destaca-se ainda a prisão em flagrante, em menos de uma hora, de assaltantes de uma farmácia, bem como a recente apreensão e internação de um adolescente identificado pela prática de mais de 20 furtos, sendo a maioria nos comércios da cidade.
“Aproveito ainda a oportunidade para agradecer o apoio de todas as demais forças policiais que atuam na região. O serviço das forças de segurança, em sua maioria, tem como destinatário final a Delegacia de Polícia e é importante esta parceria entre os órgãos policiais para que o trabalho ocorra de forma sincronizada e harmoniosa.
Destaco também o ótimo relacionamento da Polícia Civil com o Poder Judiciário e o Ministério Público Estadual, bem como do fundamental papel desempenhado pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública de Nova Andradina, que em muito contribuem com a atividade diária da Polícia Civil. Parabenizo e agradeço ainda a imprensa de Nova Andradina pelo excelente trabalho que realiza.
Por fim, destaco a participação da população de Nova Andradina que tem um papel muito relevante e fundamental no trabalho da Polícia Civil, realizando denúncias e repassando informações”, finalizou o delegado Luiz Quirino, ao dizer que a Polícia Civil segue à disposição da sociedade pelo telefone (67) 3441-1316 e Instagram @signovaandradina.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.