Publicado em 21/05/2023 às 10:30, Atualizado em 21/05/2023 às 12:00
Polícia Militar Ambiental aponta que empresa não estava cumprindo condicionante da Renovação de Licença de Instalação e Operação (RLIO) do empreendimento e fez a autuação.
Uma mineradora, em Corumbá, foi multada em R$ 100 mil pela Polícia Militar Ambiental (PMA) após um trecho entre a rodovia BR-262 e a empresa, que fica na MS-228, ser encoberto por “nuvens de poeira” em razão do intenso tráfego de carretas que transportam o minério de ferro extraído pela empresa.
Após denuncias, uma equipe da PMA foi ao local e constatou um intenso trânsito de veículos de carga pelo trecho. Moradores da região relataram aos policiais a ausência, por, pelo menos, três dias, do caminhão-pipa, que faz o umedecimento da estrada, o que teria agravado ainda mais a situação.
Ainda segundo os moradores relataram aos policiais ambientais, as “nuvens de poeira” além de diminuírem a visibilidade de todos os condutores que passam pela região, inclusive, dos motoristas das carretas, ainda oferece riscos a saúde da população e ao meio ambiente.
A equipe da PMA foi então até a empresa e constatou que uma condicionante específica da Renovação de Licença de Instalação e Operação (RLIO) do empreendimento, relacionada a essa questão, deixou de ser atendida. Com isso, foi lavrado um auto de infração no valor de R$ 100 mil contra a empresa.