Publicado em 07/08/2025 às 14:02, Atualizado em 07/08/2025 às 13:09

PMA identifica desmatamento e queima irregular durante Operação Focus em Paranaíba

O proprietário do imóvel, residente em outro estado, foi localizado e informou que contratou uma equipe para realizar a limpeza da área visando a implantação de pastagem.

Redação,

Durante ação da Operação Focus, a Polícia Militar Ambiental identificou uma área rural no município de Paranaíba onde estavam sendo realizadas atividades de corte de árvores nativas e queima irregular de vegetação. A equipe foi acionada após alerta de foco de incêndio emitido pelo Centro de Monitoramento Ambiental da PMMS.

No local, os policiais constataram que o material vegetal proveniente do desmatamento estava disposto em leiras, muitas das quais já haviam sido queimadas, indicando que a prática vem ocorrendo há algum tempo. No momento da vistoria, não havia pessoas ou máquinas, mas parte do material ainda estava em combustão.

O proprietário do imóvel, residente em outro estado, foi localizado e informou que contratou uma equipe para realizar a limpeza da área visando a implantação de pastagem. No entanto, ele não apresentou licença ambiental para o corte das árvores, o que configura infração ambiental, e as autorizações de queima controlada estão suspensas no Estado de Mato Grosso do Sul até 30 de novembro, conforme Resolução Normativa SEAD n° 108/2025.

A ação integra a Operação Focus, que tem como principal objetivo identificar e responsabilizar autores de queimadas ilegais e outras práticas que resultem em degradação ambiental. Utilizando dados em tempo real fornecidos por sistemas de monitoramento via satélite, a operação permite respostas rápidas e precisas, reforçando o compromisso da Polícia Militar Ambiental com a prevenção e o combate ao desmatamento e às queimadas irregulares em todo o estado.