Publicado em 18/04/2022 às 14:00, Atualizado em 18/04/2022 às 13:01

PMA do Parque das Várzeas do Rio Ivinhema percorre 220 km de rio e apreende de pesca petrechos ilegais e anzóis de galho

Alguns peixes vivos que estavam enroscados nas redes foram soltos no rio.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Policiais Militares Ambientais da Subunidade do Parque Estadual das Nascentes e das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) realizam patrulhamento fluvial de prevenção à pesca predatória e outros crimes e infrações ambientais, dentro e no entorno da área do Parque na operação Semana Santa e apreenderam petrechos ilegais para a pesca.

Os trabalhos preventivos, que começaram no dia 12, no início da operação até este domingo (17), acontecem nos rios Paraná, Ivinhema e seus afluentes e os Policiais já haviam percorrido mais de 220 km de rios. Em trechos de rio em que a pesca é proibida foram retiradas cinco redes de pesca e 32 anzóis de galho. Alguns peixes vivos que estavam enroscados nas redes foram soltos no rio.

Os proprietários dos materiais ilegais não foram encontrados, até porque sabendo da proibição, eles armam esses materiais durante a noite. Porém, de qualquer forma, a fiscalização preventiva intensiva tem evitado a pesca ilegal na região e na Unidade de Conservação, principalmente, para evitar a armação desses petrechos nos rios, os quais têm alto poder de depredação dos cardumes, ou retirá-los sem que tenham degradado os recursos pesqueiros. As equipes continuam em fiscalização para proteção da Unidade de Conservação.

Fonte - PMA