Publicado em 24/06/2022 às 16:45, Atualizado em 24/06/2022 às 17:03

PMA do Parque das Várzeas do Rio Ivinhema apreende 400 metros de redes e outros petrechos ilegais

A fiscalização preventiva intensiva tem evitado a pesca ilegal na região

Redação,
Cb image default
Divulgação

Policiais Militares Ambientais da Subunidade do Parque Estadual das Nascentes e das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) realizam patrulhamento fluvial de prevenção à pesca predatória e outros crimes e infrações ambientais, dentro e no entorno da área do Parque e apreenderam diversos petrechos ilegais para a pesca.

Os trabalhos preventivos, que começaram na quinta e continuam no rio Ivinhema e seus afluentes especialmente na área de pesca proibida, de onde foram retirados do rio oito redes de pesca, medindo 400 metros, cinco boias (joão-bobo) e 22 anzóis de galho. Os proprietários dos materiais ilegais não foram encontrados. Durante a retirada dos petrechos ilegais, especialmente das redes, foram retirados diversos exemplares de peixes vivos, pesando cerca de 8 kg, que foram soltos no rio Ivinhema.

A fiscalização preventiva intensiva tem evitado a pesca ilegal na região e na Unidade de Conservação, principalmente, para evitar a armação desses petrechos nos rios, os quais têm alto poder de depredação dos cardumes, ou retirá-los sem que tenham degradado os recursos pesqueiros, como neste caso, em que peixes foram encontrados ainda vivos.