Buscar

09/08/2022 às 10:00, Atualizado em 08/08/2022 às 20:50

PMA do Grupamento do Parque do Ivinhema surpreende pescador pescando com redes na área proibida

A PMA apreendeu um barco, motor e 800 metros de redes de pesca

Cb image default
Divulgação

Uma equipe de Policiais Militares Ambientais do Grupamento do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI), que trabalha na operação Pesca Legal, realiza fiscalização preventiva no rio Paraná e Ivinhema, na área do Parque e no seu entorno e apreendeu barco, motor de popa e diversos petrechos ilegais de pesca.

No rio Ivinhema, na área proibida à pesca do Parque, neste domingo (7) à tarde, a equipe avistou um homem em um barco pescando com redes de pesca (petrechos proibidos). O infrator, ao perceber a presença da equipe, abandonou a embarcação e empreendeu fuga em meio à mata. Os Policiais adentraram à mata em perseguição ao pescador, porém, não houve êxito em sua prisão. Na embarcação, foram localizadas 11 redes de pesca. Os petrechos ilegais, medindo 800 metros, o barco e o motor, foram apreendidos.

Felizmente a PMA chegou no momento em que o infrator iniciava a pecaria ilegal e a armar as redes de pesca, pois, se houvesse tempo, com essa quantidade de redes, o criminoso sozinho conseguiria dizimar cardumes locais. A equipe tentará identificar o criminoso por meio dos dados do motor de popa e da embarcação. Se identificado, o pescador responderá por crime ambiental de pesca predatória, com pena de um a três anos de detenção. Há também previsão de multa administrativa de R$ 700,00 a R$ 100.000,00. A PMA continuará em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente com uso desses petrechos com alto poder de captura.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.