Buscar

20/06/2022 às 07:00, Atualizado em 19/06/2022 às 20:01

PMA de Dourados e do Parque das Várzeas do Rio Ivinhema fiscalizam os rios Paraná e Ivinhema, apreendem petrechos ilegais de pesca e onça-pintada surge na área do Parque

Os proprietários dos materiais ilegais não foram encontrados

Cb image default
Divulgação

Durante patrulhamento fluvial de prevenção à pesca predatória e outros crimes e infrações ambientais, dentro e no entorno da área do Parque na operação Corpus Christi, Policiais Militares Ambientais de Dourados e da Subunidade do Parque Estadual das Nascentes e das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) apreenderam diversos petrechos ilegais para a pesca.

Os trabalhos preventivos, que começaram no dia 18 nos rios Paraná, Ivinhema e seus afluentes e os Policiais já percorreram mais de 160 km de rios.

No rio Paraná, no trecho do entorno do Parque em que a pesca é permitida foram fiscalizadas 15 embarcações com 27 pescadores amadores e todos pescavam legalmente. Em trechos do rio Ivinhema em que a pesca é proibida, bem como no rio Paraná foram retiradas 11 boias (joão-bobo), duas cordas de espinheis com 15 anzóis cada um e 32 anzóis de galho. Os proprietários dos materiais ilegais não foram encontrados, até porque eles normalmente armam esses petrechos ilegais durante a noite.

De qualquer forma, a fiscalização preventiva intensiva tem evitado a pesca ilegal na região e na Unidade de Conservação, principalmente, para evitar a armação desses petrechos nos rios, os quais têm alto poder de depredação dos cardumes, ou retirá-los sem que tenham degradado os recursos pesqueiros.

Na fiscalização do rio Ivinhema na área do parque, a equipe conseguiu filmar uma onça-pintada que bebia água à margem do rio. O animal subiu o barranco rapidamente devido ao barulho do motor da embarcação.

Fonte - PMA

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.