Publicado em 06/12/2016 às 18:01, Atualizado em 06/12/2016 às 19:32

PMA autua proprietário rural em R$ 5 mil por degradar matas ciliares de córrego pelo pisoteio de gado e plantio de pastagem

O infrator foi autuado administrativamente.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Policiais Militares Ambientais de Mundo Novo autuaram nesta terça-feira (6) o proprietário de uma área rural, localizada na periferia da zona urbana de Iguatemi, por degradação de matas ciliares de um córrego que corta a propriedade.

O infrator, de 52 anos, utilizava a área protegida por lei como de preservação permanente (APP), sem cercamento, para dessedentação do gado.

Além disso, a pastagem fora plantada até a margem do córrego, sendo suprimida a vegetação de matas ciliares do curso d’água (Área de Preservação Permanente – APP). Com a formação do pasto, o autuado passou a criar o gado no local, quando a legislação exige a proteção total dessas áreas.

O infrator, residente em Iguatemi, foi autuado administrativamente por danificar área considerada de preservação permanente (matas ciliares) e foi multado em R$ 5.000,00. Ele também responderá por crime ambiental e poderá pegar uma pena de detenção de um a três anos.

As atividades foram interditadas e o proprietário rural foi notificado a retirar o gado e cercar as áreas de nascentes e matas ciliares, bem como a corrigir os processos de degradação, por meio de apresentação de um Plano de Recuperação de Área Degradada, junto ao órgão ambiental.