Buscar

29/07/2016 às 19:28, Atualizado em 29/07/2016 às 22:21

PMA autua assentado por desmatamento e exploração ilegal de madeira de lei

Durante fiscalização no assentamento Caracol, localizado na zona rural do município, a 40 km da cidade, Policiais Militares Ambientais de Bela Vista autuaram hoje (29) pela manhã um assentado rural por desmatamento e exploração de madeira especialmente protegida por lei

O infrator havia desmatado uma área de vegetação de cerrado, que medida em GPS perfez 2,5 hectares e derrubado árvores da espécie aroeira, sem autorização ambiental. A aroeira foi transformada em estacas para cerca, que estava sendo utilizada em uma cerca no lote do assentado. Foram apreendidas 103 estacas de aroeira resultantes da exploração das árvores derrubadas e as atividades foram paralisadas.

O infrator, de 37 anos, residente no assentamento, foi autuado administrativamente e multado em R$ 1.500,00. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de um a dois anos de reclusão.

A portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.