Publicado em 13/02/2026 às 15:28, Atualizado em 13/02/2026 às 14:30
Ação é desdobramento de apreensão de 4,5 toneladas de maconha e um fuzil em Três Lagoas; investigação mira rota entre Paraguai e outros estados brasileiros
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (13), dois mandados de prisão temporária e dois de busca e apreensão durante a Operação Rota Cega, em Dourados. A ação é desdobramento de investigação iniciada após a apreensão de 4,5 toneladas de maconha e um fuzil, ocorrida em abril do ano passado, em Três Lagoas.
Conforme apurado, a carga ilícita interceptada anteriormente levou à identificação de dois suspeitos, que passaram a ser monitorados pela corporação. Com o avanço das diligências, a PF representou pelas medidas judiciais, que foram autorizadas e executadas nesta sexta.
Os alvos são investigados pelos crimes de tráfico transnacional de drogas e tráfico internacional de armas. Durante o cumprimento dos mandados, agentes federais apreenderam diversos aparelhos celulares, que serão submetidos à perícia técnica. O nome dos detidos não foi divulgado pela PF.
Os dispositivos recolhidos serão encaminhados à unidade da Polícia Federal em Três Lagoas, onde passarão por análise detalhada. A expectativa é que o conteúdo armazenado nos aparelhos permita identificar outros integrantes do esquema, rastrear conexões fora do país e confirmar a rota utilizada para o transporte das drogas e do armamento.
Segundo a corporação, a Operação Rota Cega integra estratégias de enfrentamento às organizações criminosas que utilizam Mato Grosso do Sul como corredor logístico para o tráfico interestadual e internacional, especialmente na ligação entre a fronteira com o Paraguai e outros estados brasileiros.