Publicado em 28/02/2025 às 12:42, Atualizado em 28/02/2025 às 15:36
A Polícia Federal iniciou investigação no dia 24 de fevereiro
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (28/2), a Operação Lucro Espúrio para investigar crimes de peculato e fraude em contratos administrativos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, um no campus da UFMS em Três Lagoas e outro na residência de um investigado no mesmo município.
A Polícia Federal iniciou investigação no dia 24 de fevereiro, após a Universidade comunicar indícios de fraude e desvio de recursos em contrato para fornecimento de refeições subsidiadas a estudantes em vulnerabilidade social no Restaurante Universitário da unidade.
Imagens do inquérito mostram que, mesmo após o fechamento do local, refeições eram registradas como entregues, indicando superfaturamento.
Há também indícios de simulação diária da compra de mais de 100 refeições com carteirinhas estudantis. Durante as buscas, foram apreendidos computadores, aparelhos celulares e um veículo.
RU Fechado
Ainda no dia 24 de fevereiro, a UFMS emitiu nota afirmando que o Restaurante Universitário do campus de Três Lagoas havia sido interditado e o contrato suspenso por indícios de irregularidades.
A ação havia sido recomendada pela Procuradoria Federal da UFMS para a Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura. Em seguida a denúncia foi realizada para a Polícia Federal e à Procuradoria da República no Município de Três Lagoas.
Segundo a Procuradoria Federal, os autos “apontam para a ocorrência de inúmeros ilícitos administrativos e criminais, seja pelo descumprimento do contrato administrativo em curso, inclusive com atos de superfaturamento”.
A Procuradoria Federal recomendou ainda a suspensão do processo licitatório em curso para contratação de empresas fornecedoras para os Restaurantes Universitários de Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Aquidauana, uma vez que a empresa estava participando do processo.
"Para atender aos estudantes vulneráveis que fazem uso do RU de Três Lagoas, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis vai lançar edital de Auxílio Alimentação, com o objetivo de atender o período que o RU ficará com atendimento suspenso, uma vez que o início do semestre letivo está previsto para 10 de março", disse a UFMS em nota.