Publicado em 25/10/2024 às 11:30, Atualizado em 25/10/2024 às 00:31
O crime aconteceu em abril do ano passado no Bairro Bosque Santa Mônica, em Campo Grande
André Valdir da Silva Dalpozzo, 28 anos, foi condenado a 8 anos de prisão em regime fechado por tentar matar rapaz com cinco tiros. O crime aconteceu em abril do ano passado no Bairro Bosque Santa Mônica, em Campo Grande. O autor passou por julgamento nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, na 1ª Vara do Tribunal do Júri.
De acordo com a denúncia do MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), o crime aconteceu na noite daquele dia na Rua Calaveras. Na ocasião, a ex-namorada de André estava com um grupo de amigos e havia ido colocar os filhos para dormir. A vítima foi chamá-la, a pedido da mãe da jovem, e quando retornavam para frente da casa se depararam com o autor.
André sacou a arma e deu os disparos contra o rapaz, que foi atingido cinco vezes. Em seguida ele fugiu. A vítima foi socorrida por testemunha até a unidade de saúde da região e acabou sobrevivendo. Para o MP, o crime foi cometido por motivo torpe e com recurso que dificultou a defesa da vítima, além disso, o autor também foi denunciado por porte ilegal de arma de fogo.
Hoje, André sentou no banco dos réus e a defesa sustentou as teses de desclassificação para crime não doloso contra a vida, absolvição com base na legítima defesa putativa e afastamento das qualificadoras e a absolvição genérica para o porte ilegal de arma de fogo. O Conselho de Sentença não acolheu nenhuma e decidiu condenar o acusado nos moldes da pronúncia.
Com isso, o juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida sentenciou André a seis anos e seis meses pela tentativa de homicídio qualificado e mais dois anos pelo porte ilegal de arma de fogo, totalizando oito anos e seis meses em regime fechado.