Publicado em 15/04/2023 às 17:00, Atualizado em 15/04/2023 às 16:57

Paulista é multado em R$ 5,7 mil por derrubada de árvores nativas

Um funcionário do local afirmou que a derrubada ocorrera durante uma limpeza da pastagem

Redação,
Cb image default
Divulgação

Em fiscalização nas propriedades rurais do município de Chapadão do Sul, Policiais Militares Ambientais de Cassilândia autuaram na última quinta-feira, dia 13 de abril, um paulista, proprietário de uma fazenda, por derrubada de árvores nativas na propriedade dele, com uso de máquina de esteira. A PMA localizou 19 árvores nativas de grande porte, em amontoados de leiras no local.

Um funcionário do local afirmou que a derrubada ocorrera durante uma limpeza da pastagem, pois a vegetação havia crescido muito, porém, o proprietário da fazenda iria apresentar a autorização ambiental obrigatória para a derrubada das árvores de grande porte.

Os Policias realizavam ainda a vistoria e medição da área de derrubada das árvores com uso de GPS, que perfez 2 hectares, bem como a cubagem da madeira, desde às 08 horas, quando, por volta de 15 horas, um funcionário levou uma Autorização Ambiental Eletrônica (AAE) do Imasul (Instituto do Meia Ambiente de Mato Grosso do Sul), que é emitida online, quando há apenas limpeza de pastagem sem corte de árvores e, mesmo assim, a emissão havia sido às 14h22 do dia 13, ou seja, depois da vistoria dos Policiais.

As atividades foram interditadas e a madeira das árvores que estavam amontoadas no local foi apreendida, até a possível regularização junto ao órgão ambiental. O infrator de 26 anos, domiciliado na cidade de Birigui, no interior de São Paulo, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 5.700,00. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de seis meses a um ano de detenção. O infrator foi notificado a apresentar um plano de regularização da atividade junto ao órgão ambiental estadual.