Publicado em 30/11/2024 às 15:33, Atualizado em 30/11/2024 às 13:54

Organização presa com uma tonelada de cocaína atuava na fronteira

As investigações revelaram que o grupo movimentou cifras milionárias em contas bancárias, além de adquirir diversos imóveis, caminhões e veículos de luxo.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (29), pela Polícia Federal, a Operação "Four Hundred", que desarticulou uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

A ação, que teve como epicentro a cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, também se estendeu a outras localidades como Cascavel, Bauru, Jaú e Reginópolis.

Ponta Porã foi identificada como o ponto de partida das operações do grupo criminoso. A localização estratégica da cidade na fronteira com o Paraguai facilitava o transporte de drogas para diversos estados brasileiros, utilizando caminhões com fundos falsos como método principal de distribuição.

No entanto, embora a base operacional fosse em Ponta Porã, a liderança da organização estava estabelecida em Cascavel, Paraná. Um casal, comandava o esquema criminoso, ostentando nas redes sociais um estilo de vida luxuoso financiado pelos lucros do tráfico.

As investigações revelaram que o grupo movimentou cifras milionárias em contas bancárias, além de adquirir diversos imóveis, caminhões e veículos de luxo.

Cocaína

Durante a investigação, que teve início em junho deste ano, a Polícia Federal conseguiu interceptar três carregamentos significativos de cocaína, que somados totalizam aproximadamente uma tonelada da droga:

432 kg em Jaú, São Paulo

233 kg em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul

332,6 kg em Paiçandu, Paraná

Ações judiciais

Para conter as ações do grupo, o Juízo da 4ª Vara Federal Criminal de Cascavel tomou algumas medidas:

Expedição de mandados de prisão e busca

Bloqueio de até R$110 milhões nas contas bancárias dos investigados

Sequestro de 16 imóveis e 19 veículos pertencentes à organização criminosa