Publicado em 23/11/2024 às 11:00, Atualizado em 22/11/2024 às 23:02
Com mais de 70 mil hectares, o parque é uma das áreas de preservação mais importantes do Estado
Como parte das ações da Operação Piracema, que ocorre em todo o Estado de Mato Grosso do Sul sob a coordenação do Comando de Policiamento Ambiental (CPAMB), o 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2° BPMA) realizou nesta sexta-feira uma operação integrada no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.
A ação contou com o reforço do policiamento aéreo da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA), equipes do Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRur) e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
Com mais de 70 mil hectares, o parque é uma das áreas de preservação mais importantes do Estado, sendo essencial para a proteção dos ecossistemas locais durante o período de defeso da pesca, que ocorre na Operação Piracema. O emprego estratégico da aeronave da CGPA, sob o comando dos Tenente-Coronéis Fabio e Colletes, foi determinante para o sucesso da operação, permitindo o monitoramento detalhado de áreas de difícil acesso e oferecendo suporte direto às equipes terrestres durante o patrulhamento.
“O policiamento aéreo potencializa a efetividade das ações, otimizando os esforços de conservação e protegendo um dos ecossistemas mais ricos e diversos de Mato Grosso do Sul”, destacou o comandante do 2° BPMA, Major PM Torres.
A Operação Piracema envolve toda a Polícia Militar Ambiental e tem como foco principal a fiscalização ambiental e a prevenção de crimes, como a pesca ilegal, a caça e a exploração irregular de recursos naturais, que ameaçam a biodiversidade. Essa integração entre as equipes do CPAMB, CPRUR e CGPA demonstra o comprometimento da Polícia Militar do estado com a proteção dos recursos naturais e com a conscientização sobre a importância da preservação ambiental durante este período crítico.