Publicado em 14/01/2026 às 07:30, Atualizado em 13/01/2026 às 21:04

Operação Piracema já apreendeu mais de 339 quilos de pescado em MS

No patrulhamento ambiental, as equipes percorreram 8.341 quilômetros, sendo 8.063 km em ações terrestres e 278 km em patrulhamento aquático

Redação,
Cb image default
Divulgação PMA

A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul, por meio do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (1º BPMA), divulgou balanço parcial da Operação Piracema 2025, com dados consolidados até a última segunda-feira, dia 12 de janeiro. A operação segue em andamento em toda a Bacia do Rio Paraguai durante o período de defeso, que vai de 5 de novembro a 28 de fevereiro.

A Piracema é uma fase sensível do ciclo reprodutivo dos peixes, quando ocorre a migração para a desova. Durante esse período, a legislação ambiental proíbe a pesca, o transporte e a comercialização de pescado, salvo exceções previstas em lei, com o objetivo de garantir a reposição natural das espécies e a preservação dos ecossistemas aquáticos.

De acordo com o levantamento do 1º BPMA, até o momento foram realizadas 1.032 orientações e abordagens a pessoas, além de 682 abordagens a veículos e 103 pontos de bloqueio em áreas urbanas, rurais, rodovias, rios, margens, deques e locais de acesso utilizados por pescadores. As ações têm caráter preventivo, educativo e fiscalizatório.

No patrulhamento ambiental, as equipes percorreram 8.341 quilômetros, sendo 8.063 km em ações terrestres e 278 km em patrulhamento aquático, alcançando inclusive áreas de difícil acesso, tradicionalmente utilizadas para a prática da pesca ilegal.

No aspecto repressivo, a Polícia Militar Ambiental lavrou 13 autos de infração ambiental, resultando na aplicação de R$ 51.168,00 em multas. As penalidades incluem ainda apreensão de pescado, petrechos de pesca e embarcações utilizadas nas infrações.

Durante a operação, foram apreendidos 339,73 quilos de pescado e fiscalizados outros 3.202,30 quilos. O pescado apreendido, quando próprio para consumo, é destinado a instituições assistenciais. Já o material impróprio recebe descarte ambientalmente adequado.

A fiscalização também alcançou 78 estabelecimentos, entre pesqueiros, pousadas e peixarias, com o objetivo de verificar a regularidade dos estoques e a documentação de origem do pescado. Além disso, 135 petrechos de pesca foram apreendidos, como redes, anzóis, linhas, carretilhas e outros equipamentos proibidos.

A Polícia Militar Ambiental reforça que a Operação Piracema continua até o dia 28 de fevereiro e que as ações de fiscalização e orientação seguirão intensificadas em todo o Estado para proteger os recursos naturais e garantir a sustentabilidade da pesca em Mato Grosso do Sul.

Fonte PMA