Buscar

09/02/2026 às 11:03, Atualizado em 09/02/2026 às 12:20

Operação conjunta apreende carga irregular de madeira

Em consulta aos sistemas fiscais, os policiais descobriram que o caminhão estava no estado do Pará após a emissão da nota fiscal.

Cb image default
Divulgação

A PRF (Polícia Rodoviária Federal), em ação conjunta com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), apreendeu, na última quarta-feira, dia 04 de fevereiro, uma carga de madeira sem licença válida para o transporte, próximo à cidade de Rio Brilhante, em Mato Grosso do Sul.

Durante abordagem de um caminhão, conduzido por um homem, de 35 anos, o motorista disse que transportava cerca de 50 m³ de madeira serrada, supostamente oriunda da cidade de Santa Carmem, no Mato Grosso, com destino a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

O condutor apresentou uma nota fiscal e Guia Florestal emitidas no Mato Grosso, porém os documentos apresentaram divergências de datas, espécies e origem da carga, além do homem não informar corretamente o local e data de carregamento.

Em consulta aos sistemas fiscais, os policiais descobriram que o caminhão estava no estado do Pará após a emissão da nota fiscal. Também foram encontradas diferenças entre as espécies de madeira transportadas e as declaradas, além de erro no nome científico de uma das espécies.

Diante das informações, foram registrados indícios de que a documentação apresentada era falsa e que a carga de madeira poderia ter sido extraída ilegalmente no Pará.

Em consulta ao tacógrafo do caminhão também foi registrado que o motorista dirigiu durante a madrugada sem cumprir o período mínimo de descanso.

O caminhão e a carga foram apreendidos e a ocorrência foi encaminhada ao Ministério Público em Rio Brilhante. Conforme o Ibama, a madeira será doada para uma instituição de ensino superior de Mato Grosso do Sul.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.