Publicado em 22/08/2023 às 14:00, Atualizado em 22/08/2023 às 15:45
Os dados foram divulgados pela SEJUSP
Dados divulgados através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) nos anos de 2021, 2022 e 2023 apontaram Nova Andradina e região como uma das mais seguras para se viver em Mato Grosso do Sul. Com a missão de manter os índices criminais baixos, o 8° Batalhão de Polícia Militar vem trabalhando incansavelmente e conseguindo manter pelo terceiro ano consecutivo a região do Vale do Ivinhema como destaque positivo no quesito Segurança Pública.
Nova Andradina, município onde o 8° Batalhão de Polícia Militar está sediado, apresentou desempenho acima da média em todos os indicadores de segurança pública. Isso foi possível devido ao reforço do policiamento ostensivo e preventivo, que elevou a cidade no ranking estadual.
De janeiro a julho de 2023, o número de roubos em Nova Andradina e região diminuiu em 60,9%, conforme dados levantados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), em comparação ao mesmo período do ano passado.No período mencionado, na cidade de Nova Andradina, não foi registrada nenhuma ocorrência de roubo de veículo e nem de roubo em residência. Os roubos em vias urbanas também reduziram 80%.
Somando os municípios de Nova Andradina, Angélica, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu, a Sejusp também registrou queda de 10% no total de ocorrências de homicídio doloso (quando há intenção de matar) e as ocorrências de furto reduziram 7,2%. Dados da Sejusp também mostram que na região de Nova Andradina houve redução de 25% de casos de feminicídios, de janeiro a julho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.
A preocupação com a segurança é um assunto que está constantemente em pauta de reuniões dos órgãos de segurança pública, uma vez que ninguém está imune de ser vítima da criminalidade. Por isso, cada vez mais o efetivo policial do Vale do Ivinhema vem desenvolvendo diversas operações como 'Operação Saturação' e blitzes, além de atividades rotineiras. Com uma média de 15 mil pessoas abordadas no período de janeiro a julho de 2023, foi possível recapturar mais de 82 foragidos da Justiça e foram conduzidas para a delegacia mais de 615 indivíduos.
Foram realizadas mais de duas mil abordagens a veículos, e 26 desses estavam com ocorrência de roubo ou furto, sendo recuperados e encaminhados à delegacia. Foram aprendidas 19 armas de fogo em ações preventivas e repressivas culminando no recolhimento dos armamentos e a prisão dos criminosos.
As ações contra o tráfico de drogas também foram bastante incisivas no ano de 2023, retirando de circulação mais de 02 toneladas de drogas. Muitas ações delituosas foram evitadas nas operações preventivas realizadas, dentre elas a “Operação Cidade Tranquila”, Com atividades operacionais focadas no preventivo, foram realizados atendimentos de mais de 430 vítimas de violência doméstica através das visitas técnicas e fiscalizações de medidas protetivas de urgência, do Programa Mulher Segura (PROMUSE) desde a sua implantação.
Dentre as ações desempenhadas pela Polícia Militar, destacam-se: atuação das viaturas de Rádio Patrulha orientadas com base em estudos de Análise Criminal, equipes de Força Tática treinadas para uma resposta imediata, fortalecimento da Agência Local de Inteligência (ALI), emprego da filosofia de Polícia Comunitária, fortalecimento do Programa Mulher Segura (PROMUSE), Ronda Escolar e Proerd, implantação do Policiamento Rural e valorização do profissional de segurança pública.
“O trabalho integrado com as instituições públicas locais, com a sociedade civil organizada e as incisivas ações preventivas da Polícia Militar resultaram na redução dos principais índices de criminalidade, que tiveram queda em relação ao ano anterior, tendo por base o excelente nível no serviço operacional desempenhado todos os dias pelos policiais militares, prestando um atendimento de qualidade e profissionalismo” disse o Comandante, Tenente Coronel PM Paulo Renato Ribeiro.