A Delegacia de Atendimento à Mulher de Nova Andradina divulgou nesta quarta-feira, dia 15-12, o balanço anual das ações no combate à violência doméstica contra a mulher.
Oitenta e nove envolvidos em crimes de violência doméstica e sexual foram presos no ano de 2022 pela Polícia Civil, realizadas por meio desta Delegacia Especializada de Defesa da Mulher.
Dentre janeiro a dezembro, foram 235 medidas protetivas de urgência requeridas, 385 inquéritos policiais instaurados (83 por flagrante e 302 por portaria), 443 inquéritos policiais concluídos pela unidade policial, 01 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e 09 Procedimentos por Auto de Apuração de Ato Infracional instaurados e concluídos.
Em conformidade com levantamento, os casos registrados na Unidade com maior incidência tratam-se dos crimes de ameaça, com 157 registros, seguido por lesões corporais dolosas, com 104 registros, e os crimes contra honra, que totalizam 40 registros de ocorrência.
As ocorrências de estupro foram um total de 26 registros, sendo 14 delas praticados na condição de vulneráveis. A Unidade Policial obteve neste respectivo ano 01 caso de crime de feminicídio, com autoria identificada.
As ações desta especializada resultaram em 83 (oitenta e três) pessoas presas em flagrante. Outras 06 (seis) pessoas foram presas por força de mandado de prisão, decretados pela Justiça com base em investigações desencadeadas na unidade. Entre os trabalhos realizados, foram cumpridos 10 (dez) de busca e apreensão domiciliar.
Além das ações de repressão, a Delegacia da Mulher também está envolvida em ações de prevenção à violência contra mulher, criança em que a vítima mulher, participando durante o ano de diversos eventos como Maio Laranja; Agosto Lilás; Ação social em âmbito geral, Outubro Rosa, dentre outros eventos no decorrer do ano.
Segundo a delegada titular da DAM Nova Andradina/MS, os crimes contra a mulher e crianças vêm sendo fortemente combatidos no município. “Além do expressivo número de prisões realizadas em ações da Delegacia da Mulher, o trabalho no que tange a prevenção, conscientização, e também ao acolhimento das vítimas vem fortemente demonstrado de que a cultura de violência contra a mulher e crianças é algo que precisa ser combatido”, disse a delegada.
No ano de 2022
Boletins de ocorrências - 453
Medidas Protetivas – 235
Ameaça – 157
Lesão Corporal Dolosa – 104
Crimes contra honra – 40
Estupro – 12
Estupro de vulnerável – 14
Feminicidio – 01.
Mandado de Prisão – 06
Mandado de Busca e Apreensão - 10.
Fonte Delegacia da Mulher de Nova Andradina
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.