A candidata a prefeita pelo União Brasil, Dione Hschioka, compareceu nesta sexta-feira, dia 23-08, na Delpol de Nova Andradina, após tomar conhecimento de um vídeo com voz dissociada pelo uso inteligência artificial, o conhecido deepfakes, circulando nas redes sociais.
Conforme o apurado pelo Nova Noticias, o vídeo traz uma mensagem inverídica da candidata a prefeita por Nova Andradina, Dione e foi reproduzido em vários grupos de WhatsApp na manhã desta sexta-feira.
Na ocorrência Policial de número 1601-2024, que o Portal Nova Noticias teve acesso, a comunicante acusa o blogueiro Murilo Cesar Carneiro da Silva, de 33 anos, mais conhecido por “Pagodinho” em ter editado uma entrevista que a comunicante concedeu na noite de quinta-feira) ao Jornal Imagem através de seus canais de Youtube e Instagram), cujos os cortes induzem ao espectador a concluir que a vítima (candidata Dione), caso eleita, não exercera suas funções no Executivo, mas sim o seu marido, o ex-prefeito Roberto Hashioka.
Ainda no vídeo, sugere que ela não irá residir em Nova Andradina e irá administrar a prefeitura em “Home Office” de um endereço da capital, Campo Grande.
No boletim de ocorrência, a comunicante disse, que não é a primeira vez que o acusado divulga tais conteúdos falsos em suas redes sociais e em aplicativos de mensagens, no intuito em denegrir a sua imagem.
Dione disse na Delpol, que devido a projeção não só atinge a honra dela, bem como pode influenciar o resultado das eleições municipais.
O Nova Noticias, apurou que o vídeo foi espalhado por várias pessoas em grupos de WhatsApp, na zona urbana e rural do município, e vários prints foram feitos e encaminhado a jurídico da candidata.
O TSE proibiu o uso de inteligência artificial para criar e propagar conteúdos falsos nas eleições de 2024.
Grupo Jornal Imagem divulga nota oficial. Veja abaixo
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.