Publicado em 05/02/2018 às 15:30, Atualizado em 05/02/2018 às 14:09
O encontro aconteceu na Câmara Municipal.
Policiais Militares que estão participando do Curso de Formação de Cabos em Nova Andradina, assistiram na sexta (02), uma palestra sobre Direitos Humanos que foi ministrada pela Defensora Pública da Comarca.
O encontro aconteceu na Câmara Municipal e faz parte da grade curricular do Curso que tem como um dos objetivos, fazer com que os policiais possam refletir e decidir sobre as ações que realizam como agentes do Estado e como cidadãos compromissados com a segurança das cidades e dos demais cidadãos.
A Defensora Pública Estadual, Dra. Tatiana Maria Bronzato Nogueira, abordou o tema Direitos Humanos e ainda apresentou a forma e áreas de atuação da Defensoria Pública no Mato Grosso do Sul e em especial na Comarca de Nova Andradina.
A palestrante discorreu sobre as fases históricas que formaram e consolidaram o conceito dos Direitos Humanos na Sociedade Contemporânea, bem como sua fixação na Constituição Federal de 1988. Outro ponto importante, destacado pela Drª. Tatiana foram os pactos internacionais, dos quais o Brasil faz parte e deve seguir como base legal.
Os alunos cabos tiveram oportunidade também para entender melhor a atuação da Defensoria Pública Estadual e as diversas ações desenvolvidas pelo órgão. De acordo com a Defensora, muitas pessoas tem a ideia de que a DPE está ali somente para defender o “direito dos manos” ou “cuidar dos bandidos”, quando na verdade a orientação jurídica e defesa é um direito assegurado por lei a todos os cidadãos brasileiros. “ A Defensoria Pública tem um alcance muito maior, trabalhando nas áreas Cível, Criminal, Defesa da Mulher vítima de violência, Execução Criminal, Infância e Juventude, Família, além da Tutela Coletiva na Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Infância e Juventude, Idoso, Habitação, Meio-Ambiente, Saúde, Urbanismo, entre outras” destaca Tatiana.
Ao final da palestra os policiais interagiram com a Defensora, realizando perguntas e debatendo o tema, contribuindo assim para uma melhor assimilação e dirimindo quaisquer dúvidas, buscando uma melhor preparação para executar o trabalho policial militar.
Fonte: Assessoria Polícia Militar