Uma mulher, de 46 anos, recebeu uma multa de R$ 3 mil nesta segunda-feira (18), após abandonar um cavalo doente em uma propriedade pública, em Rosana (SP).
A Polícia Militar Ambiental foi até o bairro Jardim Pontal atender uma denúncia de maus-tratos a um animal doméstico. Após patrulhamento, a equipe encontrou um cavalo no interior de um prédio desativado do município, com higiene precária e sem água.
O animal aparentava estar desnutrido, com sangramento nas narinas, respiração ofegante e não “se aguentava em pé”, caindo algumas vezes.
O equino foi resgatado e levado para um lote do Clube de Laço Municipal, onde os médicos veterinários constataram sintomas de pneumonia, desidratação e desnutrição. Além disso, ele estava com infestação de larvas de moscas nas narinas e secreção mucopurulenta.
Os policiais localizaram a responsável pelo cavalo, que confirmou a posse do animal e disse que estava o tratando com medicações adquiridas em casas agropecuárias, sem acompanhamento profissional.
Ao ser questionada sobre o abandono, a mulher alegou que não tinha local próprio para deixá-lo.
O cavalo foi medicado com antibiótico, anti-inflamatório e antisséptico.
Diante dos fatos, foi lavrado um auto de infração ambiental no valor de R$ 3 mil a mulher, por praticar atos de abuso e maus-tratos a animal doméstico.
O cavalo foi apreendido e deixado sob responsabilidade da proprietária. Ele permaneceu no Lote do Clube de Laço Municipal, onde será atendido diariamente.
A médica veterinária que prestou apoio no atendimento emergencial irá acompanhar o processo de recuperação do animal.
A ocorrência foi noticiada à Delegacia de Polícia Civil de Rosana e a mulher responderá criminalmente por maus-tratos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.