A sociedade sul-mato-grossense celebra um importante reforço em sua segurança pública com a formatura de 427 novos soldados da PM/MS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), uma das maiores turmas já concluídas na história do Estado. Os formandos integram o 38º Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e participaram da cerimônia oficial nesta quinta-feira, dia 31 de julho, no Comando-Geral da PM/MS.
Familiares lotaram o pátio da corporação e vibraram com a entrada dos 291 homens e 136 mulheres que agora integram a força policial militar do Estado. Prontos para atuar na capital e no interior, os novos soldados reforçarão o policiamento ostensivo e contribuirão diretamente para a manutenção da ordem pública em um território que ultrapassa os 358 mil quilômetros quadrados e compreende uma faixa de fronteira de 1.517 km — sendo 1.131 km com o Paraguai e 386 km com a Bolívia.
O comandante-geral da PM/MS, coronel Renato dos Anjos Garnes, falou da missão que os novos soldados assumem. “Agora vocês carregam o símbolo da Polícia Militar e, com ele, o compromisso de servir com responsabilidade e dedicação. Venceram, persistiram e hoje envergam essa farda com honra. Estão prontos para servir à sociedade sul-mato-grossense.”
Durante a cerimônia, os três primeiros colocados receberam suas divisas de honra: a soldado Luana Cristina Avelino, de Dourados (1º lugar), a soldado Alexsandra Carolina Guimarães de Oliveira, de Aquidauana (2º) e o soldado Douglas Soares Regini, de Ponta Porã (3º). Os demais formandos receberam suas insígnias das mãos de padrinhos e familiares, em um momento de grande emoção.
O curso foi conduzido pelo Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CEFAP), com início em 7 de outubro de 2024 e término em 5 de agosto de 2025. Ao longo dos dez meses, os alunos foram submetidos a uma formação intensiva teórica e prática, com 1.554 horas-aula.
A grade incluiu disciplinas como Criminologia Aplicada à Segurança Pública, Direitos Humanos, Direito Constitucional, Penal e Administrativo, além de Educação Física Militar, Atendimento Pré-Hospitalar, Psicologia voltada à saúde mental e Policiamento de Choque. Estágios supervisionados complementaram o aprendizado, consolidando o preparo técnico e emocional dos novos policiais.
Observação - Foto da capa.. reprodução Midiamax
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.