Buscar

28/05/2022 às 13:30, Atualizado em 28/05/2022 às 12:26

Ministério da Saúde autoriza 3º dose para adolescentes entre 12 e 17 anos

Ainda não há informações de quando as aplicações começarão em Mato Grosso do Sul

Cb image default
Divulgação

Na noite de sexta-feira (27), foi divulgada nota técnica onde o Ministério da Saúde autoriza a aplicação da 3º dose de vacinas contra a covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. Anteriormente, apenas população acima dos 18 anos podiam receber o reforço.

O intervalo entre a segunda e a terceira dose deve ser de quatro meses, assim como já vinha sendo deliberado nos demais grupos.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), recomenda a aplicação das vacinas Pfizer e Coronavac para essa faixa etária, mas de acordo com a nota técnica, a preferência deve ser pela Pfizer, independente da dose aplicada anteriormente.

A mesma recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. Já no caso de adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada. As vacinas AstraZeneca e Janssen não foram autorizadas para a faixa etária de 12 a 17 anos.

Apesar da autorização, cada estado e município tem autonomia para definir o início do calendário de reforço. O Campo Grande News questionou quando começarão as aplicações em Mato Grosso do Sul, mas ainda não obteve retorno da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

A nota técnica do Ministério foi assinada pela secretária extraordinária de enfrentamento à covid, Rosana Leite de Melo, ex-diretora do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), e pelo diretor do programa da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid, Danilo de Souza Vasconcelos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.