Publicado em 03/11/2022 às 15:38, Atualizado em 03/11/2022 às 17:35
Investigações apontam que um homem era o responsável para comprar as máquinas e revender a um indivíduo em Dourados, que posteriormente comercializava as máquinas.
A operação que investiga furto e desmanche de maquinários agrícolas em Dourados aponta que os golpistas agiam no município e na região e utilizavam estradas vicinais para tentar ludibriar as autoridades. Como mostrado pelo Dourados News, dois foram presos.
“O grupo era especializado em adquirir esses maquinários agrícolas por meio de golpes, estelionato e furto. Violavam os sinais identificadores, como os veículos não tem placas identificadoras, são movimentados em propriedades rurais, era mais fácil esse grupo conseguir lograr êxito”, cita o delegado Erasmo Cubas.
Conforme a polícia, as máquinas colheitadeiras eram transportadas para Naviraí, em seguida para Dourados e deixadas em um lava-rápido próximo ao posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), na BR 163, KM 267.
Os transportadores (carretas pranchas) eram orientados a usarem estradas “secundárias”, tendo em vista a ausência de nota fiscal dos itens.
Investigações apontam que um homem era o responsável para comprar as máquinas e revender a um indivíduo em Dourados, que posteriormente comercializava as máquinas.
Durante o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, nas cidades de Navirai , Fátima do Sul e Dourados, nesta manhã (03), foram apreendidas máquinas colheitadeiras, sendo uma New Holland, com o número de identificação suprimido, uma máquina CASE, produto de estelionato, em Fátima do Sul e em Naviraí, está sendo realizada a checagem de outra máquina provavelmente em situação irregular.
A operação segue em andamento para identificar outros envolvidos e até mesmo possível ligação com outros tipos de crime.
“Identificamos alguns alvos e locais em Dourados, um alvo em Naviraí e dois na região de Vicentina e Fátima do Sul. Hoje de manhã cumprimos os mandatos para entender o todo e vamos avaliar se tem participação em outros crimes como tráfico de drogas”, apontou.
A Polícia Civil ressalta para que as pessoas que foram vítimas de estelionato ou furto de colheitadeiras que procurem a Polícia Civil em Dourados para devidos encaminhamentos.