Uma idosa moradora na Vila Macaúba foi vítima de um golpe bancário aplicado por meio do WhatsApp, nesta sexta-feira (2).
O criminoso se passou por funcionário de uma instituição financeira e usou o argumento de uma suposta falha na segurança da conta da vítima para aplicar o golpe, que resultou em um prejuízo de R$ 15 mil.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), o estelionatário convenceu a idosa a seguir um falso protocolo de “verificação de segurança”. Na verdade, as orientações permitiram que ele tivesse acesso completo à conta bancária, realizando saques, transferências, uso do cartão de crédito e contratação de empréstimo em nome da vítima.
O crime foi registrado como estelionato contra pessoa idosa, e o caso está sendo investigado.
Alerta para a população
As autoridades orientam a população, especialmente idosos, a ficarem atentos a contatos suspeitos via telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens, mesmo quando aparentam ser de instituições confiáveis. Bancos nunca solicitam senhas, códigos de verificação ou ações de segurança por meio de mensagens de texto ou ligações.
Em caso de dúvida:
-Não forneça dados pessoais ou bancários;
-Entre em contato diretamente com seu gerente ou vá pessoalmente à agência;
-Desconfie de mensagens com tom de urgência ou ameaça de bloqueio de conta;
-Denuncie tentativas de golpe à Polícia Civil ou por meio dos canais oficiais do banco.
A delegacia reforça que golpes desse tipo têm se tornado frequentes e que a prevenção começa com informação e cautela por parte dos usuários.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.