Publicado em 28/08/2024 às 16:00, Atualizado em 28/08/2024 às 12:01
Um dos membros tinha um ‘livro branco’ para cadastros de atividade da facção
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrou a Operação ‘White Book’ contra facção criminosa que atuava dentro de presídios de vários estados do país. Mato Grosso do Sul foi alvo da ação que ocorreu nesta terça-feira (27).
A operação aconteceu no Paraná, Goiás e também em Mato Grosso do Sul. Foram expedidos seis mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nesta segunda fase da operação batizada de ‘White Book’.
Segundo o Gaeco, a fase atual da operação é um desdobramento da primeira etapa, ocorrida em dezembro de 2023, quando foi apreendido um celular com um integrante de facção criminosa que atuava na região de Ibiporã. Foi encontrada no telefone a identificação de outros membros da organização criminosa, além de informações relacionadas ao tráfico de entorpecentes e comércio ilegal de arma de fogo.
Ainda foi descoberta uma pessoa vinculada à quadrilha, que atuava no setor de cadastros, atividade denominada “livro branco”. Para isso, o criminoso se utilizava da condição de pessoa com deficiência, em cumprimento de prisão domiciliar.
Os mandados foram expedidos pelos Juízos da Vara Criminal de Ibiporã, da 2ª Vara Criminal de Londrina e da 1ª Vara das Garantias de Goiânia, e as investigações são feitas simultaneamente pelo Gaeco do Paraná, do Mato Grosso do Sul e de Goiás.