Uma empresa transportadora, com domicílio jurídico em Maringá (PR), foi autuada administrativamente pela PMA, por transporte ilegal de madeira. Os policiais militares ambientais de Coxim foram acionados nesta quinta-feira (3), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com informações policiais, a PRF reteve um caminhão tractor, marca Volvo, com uma carreta bitrem acoplada, carregada de madeira nativa serrada, com suspeita que estaria sendo transportada ilegalmente.
A PMA deslocou-se ao posto da PRF e juntos verificaram que o veículo que fazia o percurso entre Sinop (MT), onde foi carregado, para as cidades de Maringá (PR), Monte Alto (SP), Sertãozinho (SP) e Presidente Prudente (SP), transportava madeira em excesso ao que constava na nota fiscal e na documentação ambiental.
Os policiais cubaram a madeira que perfez 71 m³ de madeira serrada das espécies Angelim-Macho, Angelim-Pedra, Cupiúba e Garapeira e o Documento de Origem Florestal (DOF-GF3) constava apenas 38 m³, havendo excesso de 33 m³, ou seja, quase o dobro a mais.
O veículo e a madeira foram apreendidos pela PRF, que confeccionou um Termo Circunstanciado da Ocorrência (TCO). A equipe da Polícia Militar Ambiental autuou a empresa administrativamente e aplicou multa de R$ 21.294,00. Os responsáveis pela transportadora também responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de seis meses a um ano de detenção.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.