Publicado em 25/06/2025 às 09:00, Atualizado em 24/06/2025 às 22:45
A Operação SULMaSSP tem como objetivo integrar forças de segurança na repressão ao crime organizado
Em mais uma ação da Operação SULMaSSP, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupamento Policial Militar de Itamarati, distrito de Ponta Porã, município localizado na região de fronteira com o Paraguai, apreendeu nesta terça-feira, dia 24 de junho, uma carga de produtos contrabandeados do Paraguai. A apreensão ocorreu durante patrulhamento ostensivo na região do Distrito Nova Itamarati, nas proximidades da Subprefeitura.
A equipe da PM avistou um veículo Ford/Focus, de cor branca, parado às margens da rodovia MS-164. Ao perceber a aproximação da viatura, o condutor realizou uma manobra brusca e retornou no sentido Itamarati–Ponta Porã, o que despertou a suspeita dos militares. Em ato contínuo, os policiais visualizaram um segundo veículo, um Renault Logan, de cor cinza, com placas brasileiras, trafegando nas proximidades, com dois ocupantes e diversas caixas aparentes no banco traseiro.
Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem. Durante a averiguação, os ocupantes do veículo afirmaram ter adquirido as mercadorias no Paraguai, mas não apresentaram notas fiscais que comprovassem a origem legal dos produtos.
No interior do veículo foram encontrados: 6 caixas de vinho, 10 blusas, 40 barracas, 24 garrafas térmicas, 6 balanças digitais, 1 conjunto de talheres contendo 44 peças.
Os policiais conduziram o veículo e as mercadorias ao GPM de Itamarati, onde foram tomadas as medidas cabíveis. Em contato com a Delegacia de Polícia Federal, foi orientada a entrega dos produtos à Receita Federal.
A Operação SULMaSSP tem como objetivo integrar forças de segurança na repressão ao crime organizado, ao tráfico e ao contrabando nas regiões de fronteira. A ação reforça o comprometimento da Polícia Militar na fiscalização das divisas e no enfrentamento aos crimes transfronteiriços.