Publicado em 14/09/2024 às 09:00, Atualizado em 14/09/2024 às 10:00
Ao todo foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão temporária.
Um dos helicópteros apreendidos durante a operação “Fim de Voo” deflagrada pela Polícia Civil do Paraná, pertence a um traficante identificado como Jonas Fernando Monteiro de Almeida, preso por equipe da Denar (Delegacia de Especializada de Repressão ao Narcotráfico) com uma caminhonete Ford Ranger carregada com 922 quilos de maconha na última terça-feira (10). Vídeo mostra a aeronave no momento da apreensão.
A aeronave modelo R44 Raven II, fabriaco pela Robinson Helicopter, fabricado em 2008, foi encontrada em uma propriedade rural no Paraná e está registrada em nome de Jonas. Além disso, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro, o helicóptero está com operação negada para táxi aéreo e certificado de aeronavegabilidade cancelado.
Já o outro helicóptero de mesmo modelo, mas fabricado em 2011, pertence a um empresário de Curitiba. Ambos foram avaliados em quase R$ 2 milhões e eram usados no transporte de grandes quantidades de drogas distribuídas pela quadrilha.
Ao todo foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão temporária. Em Mato Grosso do Sul, as ordens judiciais foram cumpridas em Campo Grande e Ponta Porã. Outras as ações também aconteceram nas cidades de Araucária, Curitiba e Campo Largo, no Paraná e em Fernandópolis, interior de São Paulo.
Oito suspeitos foram capturados em Curitiba e mais dois na cidade paulista. Todos responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As investigações apontaram que o grupo possui uma organização muito estruturada com movimentações financeiras suspeitas.
Segundo o site Campo Grande News, durante as diligências foram apreendidas armas, drogas, munições e diversos documentos, além das aeronaves.
Preso pela Denar – Jonas foi encontrado saindo de uma casa no Bairro Nova Campo Grande com a caminhonete carregada com a droga. Na ocasião, ele desobedeceu a ordem de parada e começou a fugir em alta velocidade. Os policiais deram tiros em direção ao veículo para conter o suspeito, que decidiu parar o veículo.
Ele chegou a percorrer 6km durante a fuga e na carroceria da caminhonete foram encontrados os tabletes de maconha. Ele recebeu voz de prisão e ficou em silêncio quando foi questionado sobre a droga.
Na casa onde estava a caminhonete, os policiais prenderam Robson Matheus Menacho. Ele se apresentou como dono da residência e relatou que Jonas era seu amigo e pediu para guardar a caminhonete no local. Os dois passaram por audiência de custódia e tiveram a prisão preventiva decretada.