Publicado em 05/12/2018 às 07:01, Atualizado em 04/12/2018 às 22:35
O nome dos presos estava sendo mantido em sigilo.
O delegado aposentado da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul P. R. R. está entre os presos na Operação Planum, realizada na última quinta-feira, pela Polícia Federal.
Segundo o Jornal Correio do Estado, ele foi transferido no último domingo para o Rio Grande do Sul, de onde são coordenadas as investigações. O nome dos presos estava sendo mantido em sigilo.
Com a Planum, a PF e Receita Federal apuram o tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Em Campo Grande teriam sido cumpridos seis mandados de prisão e dois em Fátima do Sul e Caarapó. Entre os mandados de prisão está a preventiva contra Rossini.
A extensão da suposta participação do delegado no esquema criminoso não foi informada. Como ele também tem registro como advogado e houve buscas em sua residência, onde funcionaria um escritório, a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil acompanhou o trabalho dos policiais.
O inquérito policial foi instaurado em junho de 2017 para apurar o envio de cocaína da Bolívia para o Rio Grande do Sul.
Com o desenvolvimento das investigações, a Federal constatou que aviões partiam de Mato Grosso do Sul para serem carregados com grande quantidade de cocaína (em média 500 quilos) na Bolívia e seguiam até o Rio Grande do Sul, onde pousavam em fazendas adquiridas pela organização criminosa.