Um cervo-do-pantanal morreu ao ser atropelado na madrugada desta sexta-feira (21), na MS-395, em Bataguassu. A informação foi divulgada pelo site Cenário MS.
O animal tentava atravessar a rodovia, quando foi atingido por uma carreta no km 74, cerca de 2 quilômetros do perímetro urbano de Bataguassu.
Conforme apurado, o motorista da carreta ainda tentou evitar a colisão, chegando a arrancar o eixo traseiro do veículo, com a frenagem brusca, no entanto, o cervo acabou atingindo e morreu no local. O acidente aconteceu ontem, sexta-feira e a Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência.
O cervo-do-pantanal é o maior cervídeo sul-americano, podendo pesar até 125 quilos e ter até 127 centímetros de altura. O cervo é um animal ameaçado de extinção. De acordo com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), esta espécie encontra-se atualmente na situação “vulnerável”. A caça e as alterações de habitat provocadas pelo homem foram, e continuam sendo, as principais ameaças a esta espécie.
O cervo-do-pantanal possui hábitos noturnos em regiões bastante modificadas pelo homem, como observado na bacia do Rio Paraná, principalmente devido à pressão de caçadores. No Pantanal, em que a espécie é menos caçada, ela é diurna. É um bom nadador, e é capaz de atravessar grandes distâncias a nado, indo de uma margem à outra, mesmo em grandes rios represados, como o Rio Paraná.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.