Publicado em 15/07/2025 às 11:00, Atualizado em 15/07/2025 às 08:40

Ambiental apreende animais silvestres abatidos em patrulhamento

Os animais, por estarem impróprios para o consumo e caracterizarem crime ambiental, foram encaminhados à sede do 2º BPMA para os procedimentos legais.

Redação,
Cb image default
Divulgação PMA

Durante patrulhamento terrestre realizado no domingo, dia 13 de julho de 2025, na região da rodovia MS-165, conhecida como “Linha Internacional” entre os municípios de Coronel Sapucaia e Aral Moreira, a PMA (Polícia Militar Ambiental), de Amambai, apreendeu dois animais silvestres abatidos e eviscerados, da espécie queixada (Tayassu pecari).

A ação de fiscalização ocorreu em área de fronteira, onde os policiais abordaram diversos veículos de cidadãos brasileiros e paraguaios. Durante o patrulhamento, nas proximidades da localidade conhecida como Manta Potrero, agentes avistaram cinco indivíduos correndo de uma pastagem do lado brasileiro e atravessando a rodovia em direção ao Paraguai. Diante da suspeita, a guarnição iniciou diligências em uma área de mata próxima ao ponto de fuga.

No local, foram encontrados dois sacos abandonados pelos suspeitos durante a corrida. No interior das embalagens, os policiais constataram a presença de dois queixadas abatidos, já sem couro e eviscerados. A fuga dos indivíduos para o território paraguaio impediu a continuidade da perseguição, devido à limitação de jurisdição.

Os animais, por estarem impróprios para o consumo e caracterizarem crime ambiental, foram encaminhados à sede do 2º BPMA para os procedimentos legais. Com informações da PMA.