Publicado em 27/10/2024 às 10:00, Atualizado em 27/10/2024 às 09:55
A nota pública informando o afastamento a pedido de Camila Cavalcante Bastos foi publicada neste sábado
A advogada Camila Cavalcante Bastos pediu afastamento da função de vice-presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul). Ela é investigada na Operação Ultima Ratio da Polícia Federal. A nota pública foi divulgada no site da OAB neste sábado (26).
A OAB ainda citou na nota que o Tribunal de Ética da Ordem adotará as medidas necessárias assim receber o compartilhamento das investigações. O objetivo do afastamento, conforme a nota, é para que a advogada se defenda na investigação.
A operação apura supostos crimes de venda de sentenças e levou ao afastamento do cargo do atual presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Sérgio Fernandes Martins, e os também desembargadores Vladimir Abreu da Silva, Marcos José de Brito Rodrigues e Alexandre Aguiar Bastos (pai de Camila).
Na última quinta-feira (24), a Polícia Federal foi às ruas para cumprir 44 mandados de busca e apreensão em Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Brasília (DF) e São Paulo (SP). A ação levou o nome de “Ultima Ratio”, expressão do latim traduzida literalmente como “a força é o último argumento dos reis” e que significa que esgotados todos os argumentos razoáveis num debate, impõe-se o uso da força.
Segundo a Polícia Federal, o objetivo é “investigar possíveis crimes de corrupção em vendas de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul”. (Veja mais detalhes da operação da PF nos links abaixo).
Com informações do Campo Grande News