Publicado em 09/05/2022 às 16:23, Atualizado em 09/05/2022 às 16:24

Viagem do papa ao Líbano em junho é adiada por motivos de saúde, dizem fontes

Redação,

A viagem planejada do Papa Francisco ao Líbano no próximo mês foi adiada porque o pontífice de 85 anos enfrenta dificuldades para caminhar, disseram fontes nesta segunda-feira.

O papa tem sofrido nas últimas semanas com fortes dores no joelho direito, além de enfrentar um problema prolongado no ciático, que também causa dor nas pernas.

A viagem de 12 a 13 de junho havia sido anunciada pelo governo libanês. O Vaticano nunca anunciou oficialmente a viagem, mas o papa se referiu a planos relacionados a ela em entrevistas recentes.

As duas fontes, que falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizadas a comentar sobre o assunto, disseram que a saúde do papa era a principal preocupação.

Um plano para o papa ir do Líbano a Jerusalém em 14 de junho para se encontrar com o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Kirill, já havia sido cancelado por causa da guerra na Ucrânia.

A viagem ao Líbano provavelmente acontecerá ainda este ano, disse uma das fontes.

Francisco deverá fazer duas viagens em julho, uma ao Sudão do Sul e à República Democrática do Congo e a outra ao Canadá.

Na última quinta-feira, ele usou uma cadeira de rodas em público pela primeira vez, e desde então tem usado o equipamento durante as audiências privadas e públicas.

Ele disse a um jornal italiano na semana passada que estava recebendo injeções para ajudar na movimentação de suas articulações.

Com informações da Reuters