Buscar

26/01/2026 às 17:00, Atualizado em 26/01/2026 às 15:04

Tempestade de inverno paralisa o leste dos EUA, deixa centenas de milhares sem luz e provoca onda de cancelamentos de voos

Nevasca considerada severa leva estados a decretarem emergência e mantém alerta para frio extremo e acúmulo de gelo ao longo da semana

Cb image default
Foto - Reprodução Internet

Nos Estados Unidos (EUA), mais de 670 mil pessoas ficaram sem eletricidade e quase 10 mil voos foram cancelados neste domingo (25), devido a uma nevasca que atinge o leste do país. A meteorologia prevê neve, granizo, chuva congelante e temperaturas perigosamente baixas para esta semana.

Conforme o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, na sigla em inglês), 17 Estados e o Distrito de Columbia declararam emergências climáticas.

O presidente dos EUA, Donald Trump, chamou a nevasca de “histórica” e aprovou, nesse sábado (24), declarações federais de desastre emergencial na Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Indiana e Virgínia Ocidental.

Na manhã de hoje, mais de 670 mil cidadãos dos EUA estavam sem eletricidade, segundo o site PowerOutage.US. 100 mil dessas pessoas se concentram em apenas em quatro Estados – Mississippi, Texas, Tennessee e Louisiana.

Quantos às viagens aéreas, mais de 9.990 voos dos EUA programados para este domingo foram cancelados, indicou o site de rastreamento de voos FlightAware. No sábado, mais de 4 mil voos foram cancelados.

As principais companhias aéreas dos EUA alertaram os passageiros para ficarem atentos a mudanças bruscas e cancelamentos de voos.

A previsão se mantém ao longo da semana: o Serviço Nacional de Meteorologia alertou sobre uma tempestade de inverno excepcionalmente expansiva e de longa duração, que traria um acúmulo de gelo pesado e generalizado no sudeste.

São esperados “impactos incapacitantes a catastróficos localmente”. Os meteorologistas alertam para temperaturas frias recordes e ventos gelados perigosos descendo ainda mais para a região das Grandes Planícies até segunda-feira (26).

*Com informações de Agência Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.