Publicado em 26/06/2024 às 14:31, Atualizado em 26/06/2024 às 13:32
Instituto Brasil-Palestina afirmou que a PF atua "a serviço de governos estrangeiros"
A Justiça Federal de São Paulo autorizou a repatriação do palestino Muslim M. A. Abuumar, de 37 anos, no domingo (23). Ele é acusado de suposta ligação com o grupo terrorista Hamas . O homem estava retido no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com a esposa grávida de sete meses, o filho de seis anos e a sogra.
A família chegou ao aeroporto na última sexta-feira (21) e foi impedida de ingressar no país pela Polícia Federal (PF), devido às informações repassadas pela Embaixada dos Estados Unidos. Eles vieram do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia.
No último sábado, a equipe jurídica do palestino entrou com um pedido de mandado de segurança na Justiça Federal buscando reverter a decisão da Polícia Federal. Em resposta provisória, o tribunal concedeu um prazo de 24 horas para que a instituição fornecesse esclarecimentos.
No entanto, no domingo, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região acatou os motivos de impedimento, segundo os acordos e convenções internacionais, e autorizou a repatriação. No mesmo dia, a família embarcou em um avião da Qatar Airways, às 20h15, com destino a Doha.
Com informações do Portal IG