Publicado em 19/03/2022 às 13:54, Atualizado em 19/03/2022 às 17:59
Um ataque de mísseis russo matou dezenas de soldados ucranianos em um quartel militar em Mykolaiv, no Sul da Ucrânia, segundo relataram testemunhas a diferentes jornais internacionais neste sábado.
Uma autoridade ucraniana disse ao New York Times que mais de 40 morreram, mas as operações de resgate ainda estão em andamento. Neste sábado, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que o país realizou o primeiro ataque utilizando mísseis hipersônicos contra a Ucrânia.
A ofensiva ocorreu com o intuito de destruir um local de armazenamento de armas no Oeste do país.
Vazia e melancólica: Barricadas, fuzis e silêncio levam a festiva Kiev de volta ao clima da Segunda Guerra
Um soldado entrevistado no local do ataque, que ocorreu na sexta, afirmou que "nada menos que 200 soldados dormiam no quartel".
— Pelo menos 50 corpos foram recuperados, mas não sabemos quantos ficaram sob os escombros — acrescentou o soldado Maxime, de 22 anos.
No necrotério da cidade, dezenas de corpos de soldados uniformizados foram colocados lado a lado em uma área de armazenamento, segundo o New York Times. Um funcionário do necrotério não especificou quantos foram trazidos do local do ataque.
Um outro soldado entrevistado no local, identificado apenas como Evguéniï, estimou que o ataque pode ter matado 100 pessoas. Segundo a BBC, uma fonte confiável disse que 57 pessoas estavam sendo tratadas em três hospitais locais.
— Continuamos contando, mas é impossível saber em vista do estado dos corpos — disse um socorrista.
Localizado no norte da cidade, o quartel foi completamente devastado após ser atingido por seis foguetes na manhã de sexta-feira.
Fonte - O Globo