O candidato Mario Abdo Benítez do Partido Colorado é o novo presidente do Paraguai. Ex-senador, de direita e conhecido por uma ideologia política mais conservadora de governo, Benítez recebeu 46,49% dos votos, com quase cem por cento das urnas apuradas.
Seu principal oponente, o liberal Efrain Alegre, de uma coalizão de centro esquerda, recebeu 42,72% da preferência dos eleitores, segundo o Tribunal Eleitoral do país. Aos 46 anos, Benítez é também empresário e estava na política desde o ano de 2005, ainda conforme o G1.
Foi vice-presidente de seu partido e senador pelo país e já pleiteava a candidatura a presidência, desde quando foi presidente do Congresso, entre 2015 e 2016. Seu pai de mesmo nome foi braço direito do ditador Alfredo Stroessner.
Benítez substitui em agosto o presidente Horacio Cartes, um empresário da indústria do tabaco que, nestas eleições, candidatou-se ao Senado. Participaram da eleição cerca de 65% dos 4,2 milhões de eleitores.
Os pontos de votação fecharam às 16h local (17h de Brasília). Outros oito candidatos competiram pela presidência. A eleição foi a primeira bilíngue da história já que desde 2015 o guarani é considerado língua oficial também ao lado do espanhol no país vizinhos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.