Buscar

25/12/2021 às 14:00, Atualizado em 25/12/2021 às 09:39

Coreia do Sul anuncia teste que identifica variantes do coronavírus

A Coreia do Sul anunciou ontem (24) o desenvolvimento de um teste PCR capaz de detectar a presença do SARS-CoV-2 e também de identificar rapidamente as cinco principais variantes conhecidas, inclusive a Ômicron.

Segundo a Agência para o Controle e a Prevenção de Enfermidades Infecciosas da Coreia (KDCA), o desenvolvimento do teste converte o país no primeiro do mundo capaz de detectar num só teste as cinco variantes mais comuns: Alfa, Beta, Gamma, Delta e Ômicron.

O kit, que teve desenvolvimento público-privado, começará a ser usado na Coreia do Sul a partir do próximo dia 30, no momento em que ocorre a rápida propagação da Ômicron, mais contagiosa do que as demais variantes.

Em comunicado, a diretora da KDCA, Jeong Eun-Kyeong, assegurou que o novo PCR pode detectar qual é a variante da infecção três ou quatro horas após o teste,. Acrescentou que atualmente, após a confirmação de uma infecção por covid-19, "demorava-se de três a cinco dias" para determinar se se travava de Ômicron.

A covid-19 causou mais de 5,37 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova cepa, a Ômicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detectada na África Austral.

Fonte - Agência Brasil

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.