Publicado em 08/11/2023 às 08:21, Atualizado em 08/11/2023 às 12:26

Após expectativa de possível autorização, brasileiros ficam de fora da 6ª lista de cidadãos que podem deixar Gaza

Não foi desta vez

Redação,

Nova leva divulgada nesta quarta-feira (8) pela embaixada do Brasil na Palestina contemplou 601 estrangeiros; desde a 1ª lista, mais de 3.400 receberam aval para deixar o território palestino.

Os brasileiros que estão na Faixa de Gaza em meio à guerra de Israel estão fora da 6ª lista de nacionalidades que receberam autorização para deixar o território nesta quarta-feira (8), segundo a embaixada do Brasil na Palestina.

Ao todo, 34 pessoas pediram ao governo brasileiro para serem repatriadas. São 24 brasileiros e 10 palestinos familiares próximos que aguardam aval para saída de Gaza pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.

Na semana passada, o chanceler de Israel disse ao ministro Mauro Vieira que os brasileiros poderiam sair até esta quarta-feira. Porém, a 6ª lista divulgada não trouxe nomes de brasileiros, e o governo brasileiro decidiu não dar previsão por não ter nenhum controle sobre o momento da decisão de saída.

Quando a autorização acontecer, um ônibus buscará famílias que estão em Khan Yunis para levá-los até a passagem de Rafah, onde um outro grupo de brasileiros já aguarda a liberação.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está no Cairo esperando para fazer o voo de volta ao Brasil.

Com informações da CNN Brasil