Publicado em 05/12/2022 às 09:34, Atualizado em 05/12/2022 às 10:54

Vestibular da UFMS teve taxa de abstenção de 14,8%

Com 19 mil inscrições efetivadas, o certame teve 15.707 participantes, o que representou uma taxa de abstenção nas provas presencial e on-line de 14,8%

Redação,
Cb image default
Vestibular 2023 da UFMS foi realizado neste domingo (4) em 11 cidades de MS — Foto: Mylena Rocha/UFMS

O vestibular da Universidade Federal de Mato do Sul (UFMS) foi aplicado neste domingo (4), em 11 cidades do estado: Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Com 19 mil inscrições efetivadas, o certame teve 15.707 participantes, o que representou uma taxa de abstenção nas provas presencial e on-line de 14,8%.

Segundo o pró-reitor de Graduação, o quantitativo ficou dentro do esperado. “Em geral, nos processos seletivos anteriores também verificamos uma taxa abstenção parecida com as do Vestibular deste ano”, finaliza.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Argemon Vieira, ressaltou que o Vestibular e o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) oferecem juntos mais de 10 mil vagas, o dobro de oportunidades em relação ao ano anterior. O aumento do número de vagas refletiu na quantidade de inscrições, que bateu recorde nos dois processos seletivos.

“A cada ano que passa o número de inscritos aumenta, isso demonstra o compromisso da UFMS com a formação dos nossos jovens. Ofertamos o dobro da vagas, mas a quantidade de inscritos foi bastante superior”.

O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica, Anderson Viçoso de Araújo, explicou que é a primeira vez que a Universidade aplica também a prova on-line para o Vestibular. Conforme o edital, esta modalidade de prova foi ofertada para alguns cursos presenciais e de Educação à Distância. “É uma prova que é realizada em um sistema onde o candidato insere as informações, a senha, tira foto com a identidade e tem uma câmera que fica ligada durante a realização”, detalhou.

A diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Nilde Brum, destacou que o Vestibular foi construído pela Fapec em conjunto com a Universidade, com o objetivo de entregar uma prova de qualidade para os candidatos. Neste domingo, havia mais de 1,3 mil pessoas atuando na organização.

“Foram alguns meses de trabalho, até porque tivemos essa novidade da prova on-line neste ano. Tudo foi pensado de forma que ninguém tivesse prejuízo, esperamos que todos possam fazer a prova da melhor forma possível e que tenham ótimos resultados”.